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terça-feira, 24 de setembro de 2019

PRINCIPAIS REGRAS DE COMO FAZER UM EMAIL FORMAL.


E-MAIL

A palavra "e-mail" pode ser empregada com três sentidos: gênero textual, endereço eletrônico, meio de transmissão de mensagem. Como gênero textual, ele é um documento oficial, assim como o ofício, e deve-se, portanto, evitar o uso de linguagem incompatível como uma comunicação oficial. Como endereço eletrônico, é utilizado pelos servidores públicos, o email deve ser oficial e ter a extensão “.gov.br”, por exemplo. Como transmissão de mensagem eletrônica, por seu baixo custo e rapidez se transformou na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

No campo “Assunto” a mensagem deve ser  clara, relacionando o conteúdo global do e-mail, assim, quem receber a mensagem identificará rapidamente do que se trata, assegurando que o assunto reflita claramente o conteúdo completo da mensagem para que não pareça, ao receptor, que se trata de uma mensagem não solicitada/lixo eletrônico.

Local e data são desnecessários no corpo da mensagem, uma vez que o próprio sistema apresenta esta informação.
É necessário colocar uma saudação inicial. As primeiras palavras vão estabelecer o tom da comunicação entre os interlocutores, nesse sentido, existem formas impessoais, formais, descontraídas e informais. Também é relevante que se leve em consideração a idade e o cargo da pessoa a quem se envia o e-mail  e a ocasião em que a mensagem está sendo passada.

No caso dos anexos, avalie se ele é realmente indispensável e se seria possível colocá-lo no corpo do e-mail, para evitar arquivos desnecessários. Evite anexos excessivos.

É importante seguir a mesma linguagem durante toda a mensagem. Isso acaba gerando mais envolvimento do destinatário e atenção ao que está sendo passado. Procure evitar erros de português, principalmente se o destinatário ocupar cargos de relevância. Caso o erro esteja no começo, o destinatário pode até desconsiderar toda a mensagem.

Ao encerrar um email, “Atenciosamente” é o fecho padrão em comunicações oficiais; evite abreviações como “Att”, pois o seu significado se torna outro.
Att” significa “Attention to".
Vale lembrar que o uso de abreviaturas não está regulamentado por nenhum dos textos legais que orientam a ortografia.

Assinatura, é como um cartão de visita, faz parte da identidade corporativa de uma empresa, dá a sensação de uma maior credibilidade e profissionalismo.

Por: Júlia Majewski, Jessica Zaarour e Bruna Cristina

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